Eu não consigo respirar...

Essa foi a frase proferida  11 vezes por  Eric Garner, um homem negro de 43 anos que foi estrangulado por um policial branco em Nova York  em no ano de 2014.A série ORANGE IS THE NEW BLACK” em 2017 fez uma alusão a tal frase.

Poderia essa frase ter saído da boca de Pedro Gonzaga(jovem de 19 anos negro assassinado por um segurança do Supermercado Extra na Barra da Tijuca) literalmente falando, mas metaforicamente falando, essa frase saí da boca de cada negra e cada negro desse país ainda que esta e este não tenham consciência.

Quando ao nascer muitas e muitos já não têm seus respectivos pais presencialmente ou no seu documento.
Quando a escola a estas e estes dedicados é de qualidade altamente questionável, quando não, são impedidas e impedidos de ter aulas devido a "confrontos" no território.
Quando as famílias pretas são 69%  dos beneficiárias do Programa Bolsa Família.
Quando a cada 23 min um jovem negro é assassinado, quando a violência contra mulheres negras aumentou enquanto diminuiu contra mulheres brancas. Eu poderia seguir aqui com as estatísticas que não são poucas, mas que ainda assim vocês questionam.

Não conseguimos respirar quando o ataque contra nós é tão visível e direto e muito menos quanto o ataque é sútil e subjetivo.
Estão acabando com a nossa saúde mental, estão nos matando aos poucos com doses diárias de descaso, de sabotagem, de falas , olhares e ações que tentam nos retirar dos espaços.

Não dizem diretamente, nos olham diferente, frisan que somos  diferentes, desqualificam nossas ações, nossos argumentos,nossa dor até que tudo isso vira um nó em nós e nos imobiliza, não nos permite avançar.


Mas já descobrimos o caminho da cura, já aprendemos a achar fissuras e por elas respirar, já sabemos que temos que nos aquilombar, e apenas o quilombo na sua essência de significado será capaz de nos instrumentalizar para seguir.

Eu hoje não consigo respirar e por isso me cerquei de afeto dos meus, dei afeto aos meus e amanhã sairei de cabeça erguida e quando alguma irmão ou algum irmão não conseguir respirar eu poderei estar lá para que possamos respirar juntas e juntos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Razão a mais para ser anticapitalista

16 curiosidades ao meu respeito que muitos talvez não saibam.

Minha Dialética